Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

VALOR REAL

Notas de um Perito e Avaliador de Artigos com Metais Preciosos e Materiais Gemologicos. Os meus estudos, investigações e avaliações sobre algumas das minhas paixões: ourivesaria, numismática, pedras preciosas, ...

Reservas de ouro do Banco de Portugal valorizam 13% desde o início do ano

28.09.12 | Carlos Tavares

 

 

O ouro continua a brilhar nos mercados internacionais e, consequentemente, a valorizar as reservas deste metal precioso detidas pelos países. Portugal não é exceção. Face ao preço atual, as reservas de ouro detidas pelo Banco de Portugal estão hoje avaliadas em 16,8 mil milhões de euros.

As contas são simples de se fazer. Portugal detém quase 383 toneladas de ouro que, face à cotação atual do metal precioso, de 1.757,6 dólares a onça 'troy', equivalem a um montante de 16,82 mil milhões de euros.

Fazendo a análise desde o arranque do ano, Portugal viu o valor das suas reservas de ouro valorizarem em 13,1%, ou 1,95 mil milhões, já que no final de 2011 os stocks estavam avaliadas em 14,87 mil milhões de euros.

De acordo com os dados mais recentes do World Gold Council, relativos a setembro, Portugal está no top 15 dos países do mundo com mais reservas de ouro. Segundo aquele organismo, Portugal está na 14ª posição.

O Banco de Portugal não compra nem vende ouro desde o terceiro trimestre de 2006. As últimas vendas ocorrem em 2003 e 2006 ao abrigo de um acordo com outros bancos centrais, que limita as vendas deste ativo.

Ouro caminha para o melhor trimestre em mais de dois anos

O ouro valorizou hoje pela primeira vez em quatro dias, mantendo a toada positiva que tem vindo a registar neste terceiro trimestre que, a continuar assim, poderá ser o melhor em mais de dois anos.

Na base do brilho do metal precioso estão os estímulos anunciadas pelos bancos centrais mundiais para fomentar o crescimento económico, bem como as greves nas minas de ouro que se verificaram na África do Sul.
Deste modo, o ouro segue a valorizar para os 1,760 dólares a onça 'troy'. Desde o final de junho que o metal acumula ganhos de 10%, o saldo mais positivo a nível trimestral desde os três meses terminados em junho de 2010

 

in 27/09/2012 | 11:52 | Dinheiro Vivo