Libra em ouro ou Soberano
Desde o império romano atè à actualidade muitos foram os imperadores, reis e soberanos que cunharam moedas em ouro.
Fizeram-no com a intenção de perpetuar o seu reinado para além da morte, ostentar poder e riqueza e ter uma moeda respeitada para as transações comerciais.
Os reis portugueses D. João V e D. José foram responsáveis pela cunhagem de uma grande quantidade de moedas de ouro da monarquia portuguesa.
Napoleão e o império austro-húngaro também cunharam muitas moedas em ouro, ainda hoje muito apreciadas e procuradas pelos coleccionadores e investidores.
Mas o grande destaque vai, sem dúvida, para o Reino Unido, que cunhou até aos nossos dias a famosa Libra ou Soberano .
Cada moeda tem 7,937 g de peso bruto, com 91,67% (22 Kt) de teor de ouro puro, o que se traduz em 7,2 g de ouro puro.
Milhares de toneladas de ouro foram transformadas em libras desde 1817 e espalhadas pelo mundo inteiro pela comunidade inglesa nas transações comerciais com outros povos.
A sua introdução no nosso país deve-se a vários factores, entre eles, a excelente relação comercial que sempre tivemos com os ingleses, sendo de realçar os comerciantes e produtores de vinho do Porto, assim como, o comércio de carne de gado bovino e ainda, com a construção da linha de caminho de ferro por companhias inglesas.
Estes factos fizeram com que esta moeda circulasse no nosso território como moeda de troca, sendo também um objeto de aforro.
Normalmente estas moedas apresentam a efígie da Rainha Vitória (1837/1901) pois esta soberana reinou durante um longo período.
Muitas são as histórias que chegam aos nossos dias relatando factos de comerciantes, industriais e lavradores abastados que possuíam grandes quantidades destas moedas nas suas fortunas pessoais.
Estes factos fizeram também com que muitas mulheres utilizassem a libra como objeto de adorno, sendo uma forma de ostentar poder e riqueza na sociedade de época.
Muitos foram os objetos feitos nas nossas oficinas de ourivesaria onde a libra foi utilizada, sendo a mais popular a guarnição orlada de fantasias e os vulgares brincos, mas também botões de punho, alfinetes, berloques para correntes de relógio, entre outras.
É também tradição, padrinhos e avós oferecerem libras às crianças no seu batizado, para dar inicio ao seu "tesouro".
Atualmente e sendo este um momento de grande instabilidade das economias mundiais, muitos são os investidores que reforçam os seus investimentos comprando esta tão apreciada e respeitada moeda.
A longevidade desta moeda deve-se ao facto de ter sido um valor seguro e um investimento altamente rentável acompanhando as oscilações do ouro nos mercados mundiais.