Onça de ouro ultrapassa 1.000 dólares
Pela primeira vez em mais de seis meses, a onça de ouro superou os 1.000 dólares, impulsionada pela fraqueza do dólar e pelos receios de que a subida da inflação aumente a procura pelo metal precioso.
O contrato da onça de ouro para entrega em Dezembro subia 0,89% para 1.004,14 dólares na bolsa de Nova Iorque, acumulando um avanço de 14% este ano.
"Não há muitas boas opções para os investidores se protegerem contra a fraqueza do dólar e a subida dos preços", afirmou Hwan Doo, especialista do KEB Futures, à Bloomberg.
Os governos têm descido as taxas de juro e avançado com estímulos ao consumo para combater a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial, levando os investidores a comprar metais preciosos como protecção contra a potencial subida dos preços e a desvalorização das divisas.
O dólar, por exemplo, já perdeu 4,2% do seu valor este ano e o ouro tem, geralmente, uma evolução contrária à moeda norte-americana.
"O ouro vai chegar aos 1.100 dólares a onça no final do ano, já que a procura da China e da Índia também são um factor que vai impulsionar o preço do metal", acrescentou.
Notícia do Económico