Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

VALOR REAL

Notas de um Perito e Avaliador de Artigos com Metais Preciosos e Materiais Gemologicos. Os meus estudos, investigações e avaliações sobre algumas das minhas paixões: ourivesaria, numismática, pedras preciosas, ...

Pedra de Toque

08.10.08 | Carlos Tavares

 

Para determinação da pureza dos metais preciosos quer em moeda ou outro objecto utilizavam-se diversos métodos de análise como: a pedra de toque e exame do cadinho ou copelação.

A pedra de toque é um método simples e de fácil execução mas não é de grande precisão (cerca de 10 milésimos), contudo é um procedimento muito rápido e com a vantagem de não levar à deterioração ou destruição das peças.

Utilizando uma pedra de toque (jaspe negro) muito bem limpa compara-se os traços efectuados com o objecto a analisar e os das pontas padrão assim como as reacções que nos dão esses traço quando atacados por reagentes (acido nítrico), mais vulgarmente chamados mordentes.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    MINASOURO

    20.02.13

    TEMOS REAGENTES E A PEDRA DE TOQUE A VENDA, VEJA NOSSOS PRODUTOS ANUNCIADOS NO MERCADO LIVRE E SE ENTRAR EM CONTATO DIRETO CONCEDEMOS 10% DE DESCONTO, ACESSE O LINK: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_114052326

    CONTATO NO E-MAIL: ouro-minas@bol.com.br
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.